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Segunda Etapa do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014 – Grupo 1!

Segunda Etapa do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014 – Grupo 1!

E depois de um belo atraso graças a imprevistos, vamos começar as avaliações da segunda fase do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014!

FVM2014_BEssa é a primeira de três baterias de avaliações que compõem a Segunda Etapa do FVM2014. Nela vamos atacar os quatro jogos do Grupo 1 –  PD – Detetives de Polícia, Protocolo Extinção, 60 Minutos para a Salvação, ou sua alma de volta!, e The Cool Club, tarefa na qual contamos com a participação especial de cinco juízes convidados para contribuírem com suas opiniões, sugestões e críticas sobre os jogos participantes.

Cada um destes jogos recebeu avaliações independentes – uma do juiz convidado e outra dos quatro integrantes da Secular disponíveis, ambas de acordo com os seguintes critérios divulgados desde o inicio da brincadeira:

  1. Quão completo é o jogo: o jogo enviado funciona sozinho, com todos os elementos para uma sessão de jogo?
  2. Uso dos temas: o jogo faz um uso concreto e substancial de três dos seis temas apresentados nas regras do concurso? Se o autor optou por usar uma das metas alternativas de design, ele conseguiu executá-la satisfatoriamente?
  3. Afinidade entre Regras e Conceito: o designer foi bem sucedido em sua proposta inicial? As regras representam de maneira apropriada o conceito do jogo? É possível jogá-lo de maneira funcional?
A média das notas do juiz e dos Seculares será a nota final do jogo na segunda etapa do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014Então chega de conversa, vamos para as avaliações!

PD – Detetives de Polícia

Cada jogador interpreta um detetive e isso é o bastante para descrever os personagens. Em alguns momentos, esses mesmos jogadores se revezam, interpretando testemunhas, suspeitos e outros investigados. Seja como protagonista ou como coadjuvantes da cena, o jogador não precisa se apoiar em uma planilha de personagem nem nada do tipo para conduzir a cena. A investigação, essa sim tem uma planilha, uma folha ou quadro, onde pistas, suspeitos e locais são interligados para a construção da trama e o desvendar do mistério. O ponto forte aqui me parece ser o fato de que no RPG temos uma possibilidade interessante de empoderamento dos participantes com relação a investigação que pode ser explorada no design do jogo.

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre o PD – Detetives de Polícia

Juiz Convidado: Marcos Silva
  • Quão completo é o jogo: 7.5
  • Uso dos temas: 7.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.5
Eduardo Caetano
  • Quão completo é o jogo: 8.0
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.0
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 6.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.0
Richard Garrell
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 6.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 6.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 7.3
  • Uso dos temas: 6.6
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.3

Nota Final: 7,06

 

Protocolo Extinção

Protocolo Extinção tem insights interessantes, e vale ser mais bem explorado, lapidado e testado. Meus comentários tomam como partido, sugerir e apontar onde o jogo pode ser melhor trabalhado.

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre o Protocolo Extinção

Juiz Convidado: Julio Matos
  • Quão completo é o jogo: 4.0
  • Uso dos temas: 3.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 3.0
Eduardo Caetano
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 5.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.0
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 5.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 4.0
Richard Garrell
  • Quão completo é o jogo: 6.0
  • Uso dos temas: 5.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 9.0
  • Uso dos temas: 6.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 6.6
  • Uso dos temas: 5.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 5.0

Nota Final: 5,53

 

60 Minutos para a Salvação, ou sua alma de volta!

O texto de “60 Minutos…” tem uma proposta bem humorada, embora não necessariamente para todos os gostos, mas o jogo não parece oferecer tantas situações engraçadas, o que poderia ser refinado com, por exemplo, a inserção de maior aleatoriedade em momentos chave (e não necessariamente como um sub-sistema para aumentar a tensão).

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre o 60 Minutos para a Salvação, ou sua alma de volta!

Juiz Convidado: Danilo Kobold
  • Quão completo é o jogo: 4.0
  • Uso dos temas: 2.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 2.0
Eduardo Caetano
  • Quão completo é o jogo: 7.5
  • Uso dos temas: 6.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.0
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 5.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.0
Richard Garrell
  • Quão completo é o jogo: 6.0
  • Uso dos temas: 5.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 6.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 6.3
  • Uso dos temas: 4.9
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 5.2

Nota Final: 5,46

The Cool Club

The Cool Club é um jogo muito legal, que definitivamente funciona (mas talvez pudesse funcionar melhor) e que tem um mérito muito raro, é engraçado!

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre o The Cool Club

Juiz Convidado: Thiago Edwardo
  • Quão completo é o jogo: 10.0
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 9.0
Eduardo Caetano
  • Quão completo é o jogo: 9.0
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 9.0
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 8.0
  • Uso dos temas: 6.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.0
Richard Garrell
  • Quão completo é o jogo: 10.0
  • Uso dos temas: 6.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 8.0
  • Uso dos temas: 7.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 9.0
  • Uso dos temas: 6.8
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.4

Nota Final: 8,06

E assim fechamos o Grupo 1, com o Cool Club na ponta seguido pelo PD – Detetives de Polícia! Mais uma vez  gostaríamos de agradecer aos juízes convidados, e a todos os participantes que deram sangue, suor e neurônios para que o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014 acontecesse mais uma vez. Esperamos de verdade que as avaliações sejam úteis para que continuem o processo de criação e desenvolvimento, seja destes jogos como de muito outros que ainda estão por vir!

Semana que vem, na segunda, vamos para o Grupo 2!

 

2 comentários

  • Eu gostaria de agradecer, primeiramente pelo FVM e pela atenção dada a todos os jogos nesse processo de análise.
    Eu sou o criador de Protocolo Extinção, e fiquei até emocionado. Nunca imaginei nem mesmo chegar nesta fase do concurso, e perceber, minha criação, sendo lida por essas feras é simplesmente sensacional.
    Eu realmente tive vários problemas na concepção, quando vi os temas iniciais, já criei o cenário, mas no fim não pensei de outros temas poderiam se encaixar melhor na mecânica que eu buscava, o que poderia até mesmo simplificado ou deixado tudo mais coerente.
    Quando eu reescrevi – isso após ter enviado para o concurso – eu aprimorei diversas partes, e finalmente, melhorei (criei) uma mecânica de rolagem de dados, mais clara e simples;
    Foquei na investigação, liberei qualquer tipo de “ação” ou cenas de combate, afinal a proposta inicial sempre foi isso, investigar;
    Retirando os temas, eu não tive mais a necessidade de tentar encaixa-los de qualquer forma dentro do cenário, criando lógicas para suas existências;
    Visto o comentário da Secular (Eduardo Caetano) e do Júlio, eu fiquei mais empolgado, e já verifiquei alguns pontos que ainda faltam ser modificados na versão 2.0. Então, eu agradeço novamente essa oportunidade e vou rumo a versão 3.0.

  • Caio Romero disse:

    Não era pra sair hoje o resultado do 3º grupo?