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Conheça as criações do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014!

Conheça as criações do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014!

Depois de quinze dias regados a marchinhas carnavalescas, drinks coloridos e design, chegamos ao final de 15 dias de criação em 2014 com nada menos que 20 novos jogos! Novamente temos que tirar o chapéu para os foliões que toparam e deram conta de um desafio e tanto em meros 15 dias! Assim como nos anos anteriores, vocês novamente provaram que escrever um jogo, criar um RPG, desenvolver uma ideia (mesmo com restrições consideráveis) são coisas que exigem muito mais que você sente a bunda na cadeira e bata a cabeça no teclado do que algum tipo de talento ou inspiração etéreo e misterioso. Qualquer um pode criar (e publicar!) jogos, e como tudo na vida, quanto mais você fizer, melhor vai ficar. Portanto, ficam aqui nossos parabéns e expectativa que suas próximas criações sejam ainda melhores!

Mas ainda que vinte jogos seja um número expressivo, é interessante comparar com os anos anteriores do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos: No primordial FVM2011 tivemos 28 jogos, na edição de 2012 foram 27 participantes, no FVM2013 foram surreais 45 jogos, e agora novamente voltamos para a casa dos 20 jogos. Será que 2013 foi um ano fora da curva? Existem muitos concurso legais de criação atualmente? Ou pegamos pesado com os temas este ano? Estamos discutindo isso na comunidade Indie RPG do facebook, então jogue sua teoria por lá!

Mas vamos deixar de conversar, é hora de conhecer os 20 novos jogos que surgiram na quarta edição do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos!

60 Minutos para a Salvação, ou sua alma de volta!: Crido pelo trio DeDGarel, Fagner Lima e Marcus Prendes60 Minutos para a Salvação ou sua alma de volta! é um jogo narrativo com foco na competição desleal entre os jogadores, tendo humor sarcástico como pano de fundo e uma história fantástica sobre o fim de todas as coisas a ser inventada: é tudo uma grande brincadeira. [Questionário]

A Coletividade: Na criação de Jota Marques, os jogadores devem enfrentar a Coletividade tomando cuidado para não perderem sua individualidade nem sucumbir na atmosfera tóxica que se tornou o planeta, enquanto precisam assimilar outras criaturas e buscar fontes de energia para sobreviverem. [Questionário]

Cristos: Daniel Violato mais uma vez ataca no FVM! Desta vez com Cristos, um jogo de investigação empreendida pela Terra Plana, organização rebelde anarquista que pretende EDIFICAR uma sociedade HORIZONTAL contornando o RUÍDO produzido pelo Estado a que se opõe: o Sacro Exército. [Prefácio] [Questionário]

Dissonâncias: Neste jogo de Sérgio Máximo os protagonistas podem sentir a presença de seres paranormais, que é tóxica para eles, e precisam expulsá-los pela Fronteira que separa as realidades: Ruído é um reforço investigativo, Doença é dano psíquico, e Fronteira é onde curam contratempos sobrenaturais. [Ficha Sentinela] [Ficha Dissonantes] [Questionário]

Factum:  Em Factum, de Caio Romero, um mago sofre de uma doença que partilhará seus passos até o fim de seus dias. Esse é o ponto de partida para que 4 jogadores (Destino/Vontade/Sorte/Azar) criem uma narrativa colaborativa em exatamente 1 hora, momento em que o mago atravessa os portais negros de mãos dadas com a morte.  [Questionário]

Highlanders: Um jogo de Henrique Andrade que busca emular o espírito do universo Highlander: com muitos duelos, flashbacks, cabeças rolando e raios por toda parte! O Chamado atrai os últimos imortais para que se enfrentem até que reste somente um. Então, este receberá um poder incrível, chamado de O Prêmio, com o qual poderá subjugar toda a humanidade, segundo a lenda.  [Questionário]

Hora Marcada – Desafio do Covil: Manoel Gomes criou um jogo sobre a jornada de uma personagem – denominado no jogo de Herói – e sua busca por vingança. Algo lhe foi tirado – seu Tesouro –, e ele o quer de volta. Para recuperá-lo, ele deverá invadir o esconderijo do larápio – chamado no jogo de Covil –, enfrentar todos os seus asseclas e perigos do local e, finalmente, encontrar e derrotar seu maior inimigo: o Vilão. [Baralhos de Função] [Questionário]

Insanity: Neste jogo de Vinicius Rodrigues de Freitas, você é uma das pessoas que desenvolveram uma determinada doença que faz com que as pessoas fiquem em uma espécie de transe, não podem mais controlar seu próprio corpo, nem ver o que acontece. Está preso em um mundo mental cheio de alucinações e ruídos. Trata-se de um jogo que envolve problemas psicológicos e também a solução deles, aqui os ruídos afetam os personagens de modo positivo e negativo. [Questionário]

La Inquisición: De acordo com Luciano Abel: “A mecânica do jogo traz elementos para se criar tramas e intrigas (onde toco no tema Romance, do ponto de vista de um livro de Romance), e a administração da cidade, decidindo e interferindo no seu desenvolvimento (tema edificações). Para completar usei a Meta alternativa do Fantasma na Máquina. Onde os jogadores e o Narrador se comunicam secretamente por mensagens eletrônicas, tornando as intrigas realmente vivas e presentes.”

Love Zapping: Este jogo narrativo criado pelo Lisandro Gaertner usa a estrutura clássica das histórias Boy meets Girl com diversos fatores aleatórios e transitando em diferentes gêneros, para jogadores ocasionais, em especial casais em double date. Para isso as regras reforçam a expressão, humor e usam o açúcar como forma de recompensa básica. [Folhas de Referência] [Questionário]

My Companjeros: Do Edy AbreuMy Companjeros é um jogo de cartas para contar histórias românticas, com crimes passionais, escambo de propriedades, jóias e objetos de arte, e conflitos entre pessoas e milícias bairristas vivido no méxico. Poeira, carrões, charutos cubanos, cacetes e mucha tequila! [Questionário]

Nos Sonhos da Cidade: O Paulo Diovani novamente mandou sua criação pro FVM, desta vez um jogo narrativo sobre problemas que afetam cidades reais, retratados de forma obscura, caricata ou até distorcida, num sonho, onde o sonhador é a própria cidade. Utiliza cartas de pôquer para criar a cidade a ser explorada e definir dificuldades, e dados para testar habilidades dos personagens.

O Castelo: Criação da Tatiana Cared Tavares, que tem como objetivo estabelecer um jogo rápido, interpretativo, criativo. Uma história que narra o presente, valorizando passado e futuro. [Questionário]

Paciente ZeroPaciente Zero, do Rey “Ooze” & Teruo Newton Tokutaki é um jogo sobre lidar com o inevitável e como isto afeta aqueles que o cercam. Os temas unem os personagens sob um mesmo destino e a meta aplica o sentido de urgência. Para promover a intriga, o personagem título é secreto e os objetivos entram em conflito com os relacionamentos, aproveitando-se da máxima “quem ama sofre”. [Questionário]

Passeio Cósmico: Neste jogo de Arthur Colombo Duarte, os jogadores terão que desbravar o miniunverso que é um ponto de encontro no multiverso. Lá, romance com coisas exóticas leva a criação e expansão do próprio miniuniverso! [Questionário]

PD – Detetives de Polícia: Este jogo do Igor Moreno trabalha uma dupla de detetives comum no gênero policial como uma das metas de design, já que apenas dois jogadores revezam-se na rotina do “policial bom e mau”. A rede social do tema se dá pelas conexões entre os suspeitos e as edificações são locais a serem investigados pelos jogadores.  [Questionário]

Porto dos Anjos:  Porto dos Anjos, de Ásbel Torres da Cunha é, essencialmente, um jogo sobre intrigas, com personagens motivados por paixões, vinganças, segredos e maquinações. Suas regras são sucintas e a preocupação é mecanizar a persuasão de maneira diferente do habitual (ou seja, sem transformar a batalha verbal em briga de facão).  [Questionário]

Protocolo Extinção: A criação de Victor Hugo Almeida Silva é um jogo de pura reflexão dos conflitos humanos, corrupção e moralidade. Encoberto por uma cascata de problemas está à descoberta da trama que envolve os ataques terroristas aos grandes líderes mundiais. [Questionário]

The Cool Club: O jogo do veterano Tiago Junges é um “clube do livro” onde se discute sobre livros fictícios. Aborda inteiramente o tema “Romance” por se tratar de livros. E o segundo tema usado foi a Horizontalidade. No jogo, todos disputam para saber quem é o mais hipster, mas pra isso precisam evitar a mediocridade. O jogo é manter os outros no mesmo nível. [Questionário]

Viam Virtute: O objetivo do Guilherme Duarte Rodrigues foi criar um jogo que pudesse ser jogado a distância, e por um longo período de tempo. Viam Virtute forma, através de pequenas interações diárias, uma narrativa que conta a história do encontro que se pertencem, seguindo o mito da alma-gêmea e estruturas comuns a romances. [Questionário]

FVM2014_BEssas são as criações que surgiram no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014! Como repetimos ano a ano, independente de quem ganhe o concurso, acreditamos verdadeiramente que a criação de um jogo em duas semanas já é um feito digno de aplausos, e portanto todos os bravos que enviaram seus jogos merecem  não só os agradecimentos, como também os méritos pelo Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos e de seus eventuais frutos futuros. Muito obrigado, vocês são realmente fodas!

Leiam os jogos, testem os que parecerem mais interessantes e te agradarem, e mais importante, lembrem-se de dar um retorno para os criadores! Nada é mais legal que ter uma avaliação e opinião de outra pessoa sobre sua criação, então uma forma excelente de retribuir o trampo de quem passou 15 dias criando um jogo para te entreter é mandar um email, comentar em um fórum, mesmo enviar um tweet, o importante é deixar suas impressões para os autores ok? Todas as informações de contato dos participantes podem ser encontradas nos respectivos questionários, e muitos possuem tópicos na comunidade Indie RPG do facebook, então comente!

Amanhã vamos dar início a Primeira Etapa de avaliação, onde cada jogo será lido e comentado por outros quatro participantes que enviaram seus jogos para o concurso. A definição de quem vai ler qual jogo será forma de totalmente aleatória, e amanhã já divulgaremos o resultado do sorteio, então fiquem de olho!

 

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