Close

Não tem uma conta?

Faça seu registro!
lock and key

Entre na sua conta.

Login

Esqueceu sua senha?

Conheça os temas e metas de design do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014!

Conheça os temas e metas de design do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014!

E lá vamos nós para mais uma (já é a quarta!) edição do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos! Serão 15 dias, de 01/03 a 15/03 do mais puro game design e diversão, seguidos depois de uma longa e interessante avaliação e discussão dos jogos produzidos neste período. Todos preparados?

Assim como nos concursos dos últimos anos, selecionamos alguns temas para propiciar jogos divertidos, diferentes e interessantes. E desta vez até pegamos mais leve com oito temas ao invés de apenas seis! Dentre a seleta lista de temas abaixo, cada participante deve incorporar no mínimo três a seu jogo, de maneira consistente e central, ou seja não vale apenas citar ali de quebrada no cenário e depois ignorar a parada. Seu jogo tem que ser sobre estas coisas. Vamos a lista!

Romance
Doença
Edificações
Rede Social
Transgênero
Fronteira
Ruído
Horizontalidade

E aí, curtiram?

Nunca é demais reforçar que o uso criativo e substancial dos temas selecionados pelo participante será um dos critérios de avaliação do jogo. Portanto, os três temas selecionados por cada participante devem aparecer de maneira central em seus jogos, ou seja, devem ter um papel importante no jogo, cenário e regras.

FVM2014_BE como no ano passado, também vamos adicionar na mistura as Metas Alternativas de Design! Como o próprio nome diz, elas são alternativas, você não precisa escolher nenhuma delas se não quiser. Mas caso selecione uma das metas, pode abrir mão de um dos temas, ou seja, no fim das contas pode criar um jogo utilizando três dos temas acima, ou então usando apenas dois temas e uma das metas alternativas. É como uma troca sacou?

Cada uma das metas alternativas de design contém uma limitação bem específica no formato do jogo. A partir do momento que uma das metas for escolhida pelo participante, ela se torna um dos elementos centrais de avaliação de seu jogo, então pense bem antes de escolher! E não, você não pode selecionar mais de uma meta alternativa de design…

As metas alternativas de design são:

  • Tempo!: Crie um jogo para ser jogado com um fim bem definido em no máximo 60 minutos. Bem óbvio né? Mas a limitação de tempo deve estar inserida nas regras do jogo.
  • Fantasma da Máquina: Crie um jogo narrativo que precise de aparelhos eletrônicos portáteis (Tablet, Smartphone, etc.) para ser jogado. O(s) aparelho(s) escolhido(s) deve(m) ser mecanicamente significativo para seu jogo, então utilize o formato escolhido a seu favor!
  • Um + Um = Jogo!: Crie um jogo para apenas dois jogadores. Sem mais nem menos, dois é o número mágico aqui.
  • O Limite é Tênue: Crie um jogo no qual os fatores externos a mesa (dia da semana, condição do clima, notícias recentes, flutuação da bolsa, etc.) influenciam significativamente nas mecânicas e na narrativa. Tente buscar referências nos jogos de realidade aumentada (ARGs), mas focando sempre na narrativa analógica.
  • Quebrando as Barreiras:  Crie um jogo que seja inclusivo e possa ser jogado plenamente por pessoas com deficiências visuais/auditivos/motoras. Sabemos que é complicado atingir a meta por completo, mas se você escolher uma limitação e trabalhar bem com ela já será incrível!

Finalmente, o questionário obrigatório para a participação no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014 pode ser acessado aqui, e as regras completas sobre o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014 podem ser encontradas aqui.

O relógio já está correndo, é hora de colocar a mão na massa, preparar as caipirinhas e se divertir!

 

12 comentários