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Segunda Etapa do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013 – Grupo 3 (Finalmente!)

Segunda Etapa do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013 – Grupo 3 (Finalmente!)

E depois de muita espera e suspense, com direito a atrasos misteriosos e tudo, finalmente é chegada a hora de encerarmos a Segunda Etapa do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013, com os últimos oitos jogos que compõem o Grupo 3, e descobrirmos finalmente quais são os quatro finalistas que vão para a final neste final de semana durante o Laboratório de Jogos!

Mas antes vamos fazer uma breve recapitulação dos último capítulos dessa divertida novela que está chegando ao fim! Ao fim dos 15 dias de criação recebemos nada menos de 45 jogos, um número que esmagou recordes e nossas pretensões!!! Destes 22 passaram para a Segunda Etapa do concurso, e foram divididos em três grupos. Na avaliação do Grupo 1, com os jogos BIO.GODS, Eros | Tânatos, Massa CríticaNEO-Zero, Poliverso, Quase Pessoas e Yggdrasil, o Massa Crítica e Quase Pessoas tomaram a liderança, recebendo a companhia depois do Tabula Rasa e Áureos, que foram muito bem avaliados no Grupo 2, composto por ALTERAÁureosELESEu, DragãoRace RosterSombras e Marionetes Tabula Rasa. Apenas os quatro jogos que alcançaram as maiores notas vão participar da final ao vivo no Laboratório de Jogos em Belo Horizonte, e hoje vão descobrir quais são eles!

Como sempre os jogos são avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  1. Quão completo é o jogo: o jogo enviado funciona sozinho, com todos os elementos para uma sessão de jogo?
  2. Uso dos temas: o jogo faz um uso concreto e substancial de três dos seis temas apresentados nas regras do concurso? Se o autor optou por usar uma das metas alternativas de design, ele conseguiu executá-la satisfatoriamente?
  3. Afinidade entre Regras e Conceito: o designer foi bem sucedido em sua proposta inicial? As regras representam de maneira apropriada o conceito do jogo? É possível jogá-lo de maneira funcional?
E a média das notas do juiz e dos Seculares será a nota final do jogo na segunda etapa do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013, que decide quais os quatro jogos avançam pra final no próximo domingo durante o Laboratório de Jogos! Então vamos para as últimas avaliações!

 

Por fim, parece-me que o jogo é uma expressão metafórica de uma visão de vida – não necessariamente a pessoal do autor – mas indica a percepção dele de uma dessas formas de ponto de vista. Ao término da leitura, minha mente estava inquieta, provocada, cheia de questões.

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre o Arbítrio? Poderes, Valores e Ânimo

Juiz Convidado: Igor Toscano
  • Quão completo é o jogo: 5.0
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.0
Eduardo Caetano
  • Quão completo é o jogo: 8.0
  • Uso dos temas: 7.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.0
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 8.0
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 7.00
  • Uso dos temas: 7.12
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.5

Nota Final: 6.87

 

Cosmonáufragos tem como proposta que os jogadores contem histórias a respeito de seus cosmonáufragos, pessoas que vieram de outras dimensões (que podem indicar outros tempos, espaços e até mesmo lugares de diferentes morais) e que se encontram perdidos em uma terra, sem saberem como voltar, devido às maquinações de uma conspiração interdimensional bizarra.

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre o Cosmonáufragos

Juiz Convidado: Guilherme Moraes
  • Quão completo é o jogo: 6.0
  • Uso dos temas: 8.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.0
Eduardo Caetano
  • Quão completo é o jogo: 5.5
  • Uso dos temas: 4.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 5.0
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 4.0
  • Uso dos temas: 4.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 4.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 6.0
  • Uso dos temas: 5.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 4.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 7.00
  • Uso dos temas: 7.12
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.5

Nota Final: 5.25

 

Dentro do cenário, o sexo é proibido, aparentemente gera um tipo de “bug” no ambiente virtual, e as histórias são motivadas justamente pelos anseios sexuais dos personagens, que, dentro do jogo, são fonte de poder, subversão, contravenção, conflitos morais e, principalmente, o que faz o jogo andar.

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre o Distopia Zero

Juiz Convidado: John Bógea
  • Quão completo é o jogo: 8.0
  • Uso dos temas: 8.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.0
Eduardo Caetano
  • Quão completo é o jogo: 9.0
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.5
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 10.0
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 9.0
  • Uso dos temas: 8.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 9.00
  • Uso dos temas: 7.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.6

Nota Final: 8.04

A proposta do jogo é muito interessante, ele serviria até como um jogo sobre Deuses de um cenário antes da criação do universo do cenário, mas penso que, no modo que está apresentado, ainda precisa ser mais trabalhado e depurado.

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre o EQUILIBRIUM – As Crônicas Nexus

Juiz Convidado: Newton “Tio Nitro” Rocha 
  • Quão completo é o jogo: 6.0
  • Uso dos temas: 5.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 5.0
Eduardo Caetano
  • Quão completo é o jogo: 6.5
  • Uso dos temas: 6.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.5
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 6.0
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 6.0
  • Uso dos temas: 6.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 6.16
  • Uso dos temas: 6.12
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 75.87

Nota Final: 6.05

Eva

Eva tem potencial para se tornar o mundo bizarro  a que se propõe, tanto através das descrições do cenário quanto pelo design gráfico do projeto. Espero que o projeto continue, para que possamos acompanhar com curiosidade, e até mesmo aprender com as soluções que os desenvolvedores encontraram para desenvolver melhor os conceitos do seu jogo.

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre o Eva

Juiz Convidado: Marcos Silva
  • Quão completo é o jogo: 6.5
  • Uso dos temas: 6.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 5.0
Eduardo Caetano
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 6.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.0
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 6.87
  • Uso dos temas: 6.62
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 6.75

Nota Final: 6.74

Me parece ser divertidíssimo. Tenho certeza que tentar ser o Mestre dos Vigaristas numa roda de amigos criativos e imaginativos com certeza resultará numa experiência lúdica bem divertida, resultando em momentos épicos e que certamente serão lembrados por todos.

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre O Mestre dos Vigaristas

Juiz Convidado: Antônio “Pop” Sá
  • Quão completo é o jogo: 10.0
  • Uso dos temas: 9.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 10.0
Richard Garrell
  • Quão completo é o jogo: 10.0
  • Uso dos temas: 6.33
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 10.0
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 9.5
  • Uso dos temas: 7.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 10.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 10.0
  • Uso dos temas: 6.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 9.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 9.87
  • Uso dos temas: 7.20
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 9.75

Nota Final: 8.94

Lembro-me de alguém dizer que o cyberpunk estava morto e que o seu herdeiro espiritual, o “transumanismo”, tinha chegado para ficar com as suas novas barreiras prontas a ser transgredidas por quem fosse bravo e desviante o suficiente para transpô-las sem olhar sequer uma vez para trás. O Sombras do Brasil (e, claro, outros projetos recentemente anunciados na área dos videogames) demonstra bem a atração que este gênero de ficção ainda exerce sobre os seus apreciadores e aqueles que sofreram a sua influência, mesmo que indiretamente.

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre o Sombras do Brasil

Juiz Convidado: João Mariano
  • Quão completo é o jogo: 9.0
  • Uso dos temas: 8.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.0
Richard Garrell
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 5.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.0
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 8.0
  • Uso dos temas: 6.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 8.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 7.0
  • Uso dos temas: 6.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 7.75
  • Uso dos temas: 6.25
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 7.5

Nota Final: 7.16

sussurrus é como um filme experimental, a obra completa esta lá com toda a proposta do autor, é papel do leitor enfrentar os seus demônios internos para aproveita-la ao seu máximo – Felipe Shingo

Leia aqui as avaliações completas escritas sobre o sussurrus

Juiz Convidado: Felipe Shingo
  • Quão completo é o jogo: 9.0
  • Uso dos temas: 6.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 9.0
Eduardo Caetano
  • Quão completo é o jogo: 9.5
  • Uso dos temas: 8.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 9.5
Rafael Rocha
  • Quão completo é o jogo: 9.0
  • Uso dos temas: 7.5
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 9.0
Tiago Marinho
  • Quão completo é o jogo: 9.0
  • Uso dos temas: 8.0
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 9.0
Média Geral
  • Quão completo é o jogo: 9.12
  • Uso dos temas: 7.3
  • Afinidade entre Regras e Conceito: 9.12

Nota Final: 8.51

E com o Grupo 3 fechamos a Segunda Etapa do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013! Foram 45 jogos inscritos, 22 deles passaram para a Segunda Etapa, e agora apenas quatro se encaminham para a final: Mestre dos VigaristasÁureosMassa Crítica sussurrus, um páreo incrível! Mais uma vez gostaríamos de agradecer a todos os participantes e juízes convidados por nos permitirem realizar novamente o Concurso FVM, sem vocês nós seríamos apenas uns malas prepotentes sem jogos para ler e avaliar!

A grande final será realizada neste próximo domingo, dia 28/04, às 15:30 após a mesa redonda com participantes de todas as edições do concurso chamada sugestivamente de “Eu Participei do Concurso Faça Você Mesmo e Tudo Que Ganhei Foi Esse Debate” durante o Laboratório de Jogos! Na final as notas serão desconsideradas – elas serviram para trazer os jogos até aqui – e a subjetividade hippie que tanto gostamos assume: os seculares com seletos amigos convidados lerão os 4 jogos e escreverão secretamente o que estamos chamando de uma carta de amor ao seu jogo favorito, que será lida lá na frente da galera! O critério aqui é aquela vontade mais visceral que toma um jogador e apreciador de RPG’s quando abre um jogo novo: o tanto que seu desejo de jogá-lo foi atiçado! O jogo que tiver a maioria dos corações dos seculares & amigos leva o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013, e pelos quatro jogos finalistas temos certeza que será uma disputa difícil, mas também que qualquer um dos jogos que leve a melhor será totalmente merecido.

E então, preparados?

 

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