Close

Não tem uma conta?

Faça seu registro!
lock and key

Entre na sua conta.

Login

Esqueceu sua senha?

Conheça os participantes do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012!

Conheça os participantes do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012!

Rufiões e rufiãs, após mais uma quinzena regada a suor, dedicação, marchinhas e trituração de teclas, finalmente recebemos todos os jogos inscritos em nossa brincadeira anual de criação coletiva, o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos!

E se ano passado fomos surpreendidos por uma participação massiva, acreditávamos que em 2012 o número de participantes seria reduzido devido as novas restrições sobre utilização de regras já existentes, e principalmente, pela obrigatoriedade em usar temas pré-definidos. Adivinhem só? Mais uma vez quebramos a cara! Quando o relógio deu as doze badaladas do dia 03/03, haviam nada menos que 27 jogos em nossa caixa de entrada, ou seja, praticamente o mesmo número de participantes da primeira edição, mas desta vez forjados não só pela animação carnavalesca de criar jogos, mas também por limites traiçoeiros que exigiram uma boa dose de criatividade e dedicação. Um salve aos 27 que toparam (e venceram!) um desafio e tanto em meros 15 dias! Vocês novamente provaram que escrever um jogo, criar um RPG, desenvolver uma ideia (mesmo com restrições consideráveis) são coisas que exigem muito mais que você sente a bunda na cadeira e bata a cabeça no teclado do que algum tipo de talento ou inspiração etéreo e misterioso. Qualquer um pode criar (e publicar!) jogos, e como tudo na vida, quanto mais você fizer, melhor vai ficar. Portanto, esperamos que suas próximas criações sejam ainda melhores!

Sem mais, é hora de saudar os participantes, que toparam o desafio e mais uma vez viabilizaram nossa brincadeira, e de quebra, inundaram o RPG nacional com 27 jogos inéditos, a grande maioria deles, acreditamos, com uma pegada inovadora, interessante e muito divertida! Quase todos os jogos foram disponibilizados para download pelos seus criadores, assim como o questionário com as perguntas sobre o design do jogo, então baixem, leiam, joguem, critiquem e aproveitem!

  • ATOMINEX: Inspirado na mistura de gêneros e mídias como RPGs, jogos de tabuleiros e vídeo-games old school, o jogo criado por Carlos Rocha tem como foco sessões rápidas e divertidas. [Questionário]
  • CORTEX: Jogo sobre inserções mentais de Vinícius “Encho” Chagas, que mistura conceitos de vários filmes sobre o tema como Inception, Matrix, A Cela e Sucker Punch. [Questionário]
  • Deuses Guerreiros:  Neste pequeno (apenas uma página!) jogo de Gilson Rocha, seres humanos recebem contra sua vontade os aspectos dos deuses e devem lidar com suas agendas e sua vida cotidiana. [Questionário]
  • Exploradores do Velho Mundo: Jogo criado por Thiago Edwardo Santana sobre exploração, viajar e conhecer um mundo, sobre expandir seus horizontes, descobrir novas realidades e perceber que o mundo é muito maior do que a pequenez do que estavam acostumados.  [Questionário]
  • Jornada em Elandor:  Um jogo sobre um grupo de sobreviventes de um antigo reino destruído, onde todos sofreram perdas terríveis e precisam vencer o pior dos sentimentos, que vive os consumindo desde então: o Luto. Desenvolvido por Raphael Viriato Gonçalves Ribeiro. [Questionário e Tópico no Garagem RPG]
  • Karma RPG:  Neste jogo de Wyllian Hossein os jogadores representarão espíritos no purgatório (planeta Terra) e estão atrás de karma bom para que possam quitar suas dívidas com o universo e seguir em sua jornada evolutiva. [Questionário]
  • Labirinto: Jogo sobre violência, vicio e loucura, onde os jogadores encarnam meta-humanos que sofreram mutações, sendo capazes de manipular as emoções e outras façanhas sobre-humanas, mas que vivem apartados da sociedade e precisam lutar contra a loucura e o vício. Por  Elves Cunha Cardoso. [Questionário]
  • Minotauros no Espaço: Criado por Victor Campos Mamede, o jogo trata das jornadas espaciais de uma misteriosa raça de minotauros dentro do Governo Galático humano, em busca de tesouros para expandirem seus labirintos e de novas experiências para viverem. [Questionário]
  • O Jogo: Baseado nas intrigas e apostas dos Nobres de uma cidade portuária, que por estarem um tanto entediados com o seu dia a dia de prazeres e luxúria, resolvem organizar um jogo, onde é proposto um desafio onde cada um dos Nobres aposta em um desfecho diferente. Por Júlio Matos.
  • Oasis: Coloca os jogadores no papel dos Guerreiros Engenheiros, líderes questionáveis que precisam tomar decisões difíceis para conseguir seus objetivos em um planeta que não existe mais em uma jornada sem fim, por Marcelo Faria.
  • Primatean:  Criado por Alexandre Aleixo, o jogo apresenta um ambiente semisselvagem onde os personagens são macacos de diversas raças com suas relações politicas e de sobrevivência numa espécie de mistura entre Vampiro: A mascara e O planeta dos Macacos.
  • Sangue Indígena: Desenvolvido por Afonso Reno Castro, o jogo trata de indivíduos que precisam seguir em uma jornada pessoal e coletiva rumo a algo chamado “Ivy Marãey” (Terra sem mal), a partir das diferentes visões que suas Tribos possuem dessa caminhada, buscando a redenção de um planeta Terra quase totalmente destruído pelo poder do desenvolvimento cientifico. [Questionário e Tópico no Garagem RPG]
  • Uiscí Naofa – O reino Perdido: Jogo de Julio Cesar de Oliveira Andrade Moreira que trata de um mundo submerso nos oceanos,onde existem várias tribos diferentes que estão em tensão, e a qualquer momento pode ocorrer uma guerra.

Ufa! Dá pra passar o restante do mês de Março bem ocupado né? Muita coisa já salta os olhos com propostas bastante divertidas e diferentes, e independente de quem ganhe o concurso, gostaríamos de agradecer a todos os participantes pela disposição em focar sua criatividade por duas semanas e apostarem em nossa brincadeira coletiva. Mais do que ganhar a parada, acreditamos verdadeiramente que a criação de um jogo em duas semanas já é um feito digno de aplausos, e portanto todos  os bravos que enviaram seus jogos merecem  não só os agradecimentos, como também os méritos pelo sucesso da segunda edição do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos e de seus eventuais frutos. Muito obrigado, vocês são fodas!

E como uma das formas de recompensar a incrível participação de todos, o Jaime Daniel e nossos camaradas do Metagamers se disponibilizaram a dar 1000 metapontos no programa da metaguilda, para todos os participantes do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012 como forma de agradecer o empenho e dedicação de todos! Nada mal mesmo, em breve vamos repassar as informações de como acessar estes pontos para todos os participantes ok?

E passadas as comemorações, é hora de falarmos da avaliação dos 27 petardos! Como dissemos anteriormente, a avaliação dos jogos deste ano será feita em duas etapas distintas. Na Primeira Etapa, que começa hoje e vai durar até o dia 19/03, o objetivo será eliminar aqueles jogos que não atendam aos parâmetros de originalidade, completude e adequação temática (uso substancial e criativo de 4 dos 8 temas) propostos pelo Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012. Por isso, no dia 19/03, traremos uma lista dos jogos aprovados para a Segunda Etapa, e o feedback e crítica somente dos jogos que não forem aprovados. E é na Segunda Etapa que as coisas ficam realmente quentes!

Os jogos que passarem para a Segunda Etapa de avaliação, que começa dia 19/03, serão debatidos e avaliados de maneira mais profunda e crítica, desta vez não só pelos quatro bucaneiros Seculares, mas também por um juiz convidado designado especificamente para aquele jogo. O juiz convidado será responsável por dar uma nota e escrever uma avaliação sobre o jogo, assim como nós faremos. Ou seja, cada jogo terá um retorno crítico tanto da Secular como de um juiz convidado por nós. A nota final do jogo será a média das notas dos avaliadores Seculares com a do juiz convidado, definindo assim sua colocação. Até agora contamos com dois juízes convidados, Guilherme Morais (a mente da RetroPunk) e Eduardo Caetano (truta do Violentina e Meu Brinquedo Preferido) e nos próximos dias mais alguns juízes serão convidados para compor essa tribuna bucaneira!

Devido a agenda dos juízes, e por não sabermos ainda quantos jogos irão efetivamente para a Segunda Etapa do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012, não definiremos ainda uma data do final da avaliação. Acreditamos que no dia 19/03, com a seleção daqueles que prosseguiram na disputa, teremos uma boa estimativa ok?

E chega de falação, vamos deixar vocês degustarem os mais de 20 jogos novos de nosso cardápio! Aproveitem sem moderação, e nos vemos dia 19 de Março!

 

 

32 comentários

  • rsemente disse:

    Sinto que também terei um bom tempo de leituras pela frente, alguns realmente parecem fantásticos!

  • […] os participantes e seus jogos AQUI! Rate this: Share this:TwitterGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso […]

  • Tarcisio Lucas disse:

    Caraca,que diria que chegaria o momento em que em um unicodia teriamos o privilégio de conhecer 27 novos RPGs…impressionante!

  • Scizornl disse:

    Surpreendente! 😀 Parabéns a todos!

  • Nosso jogo ficou incompleto (pra caramba), mas foi muito divertido participar. Agradeço à galera da Secular por incentivar nossa criatividade. Até o ano que vem!

  • Hiago Azured disse:

    Salve pessoal, só gostaria de dizer que meu RPG (N.E.X.U.S.) não pôde ser terminado a tempo, por isso ele está incompleto.

  • Danielfo disse:

    Para mim, só as lágrimas. Desejo sucesso para os que não tiveram problemas para entrar no concurso.

    Secular, façam uma série B, do campeonato de criação dos jogos.

  • Alexandre disse:

    Realmente o problema com o tempo. Fiz em uma semana. Foi interessante.

  • Marcelo Faria disse:

    Dica velha e boa:

    março 17, 2011 às 2:25 am
    Pessoal da Secular, coloquem o prefixo http://docs.google.com/viewer?url= nas URLs pra gente poder ler sem precisar baixar

  • Rafael Filho disse:

    Pois é, Danielfo, o P.O.R.R.A.D.A. fez muita falta nessa lista. Era o jogo que faltava para ela empatar com os 28 jogos do ano passado.

    E eu lamento não ter tido tempo suficiente para arrumar um nome mais comercial para o meu jogo. Todos que eu pensava acabavam parecendo nomes de novela!

    • Danielfo disse:

      Culpa desse aliengíenas safados que me sabotaram! Eles estão por aqui. Vou levar ele para área do Pensoindie também.

      • Rafael Filho disse:

        Deve ter sido o mesmo alienígena que tirou do ar o site da Paragons, um tal de ALX eu acho.
        Com certeza não estava feliz com a ideia da Polícia Orbital subindo seu morro atrás de artefatos e substâncias “estrangeiras”. 😎

  • Raphael Ribeiro disse:

    Falaê, pessoal! Assim como alguns comentaram, tive o problema do tempo. Sentei apenas três vezes na frente do computador para fazer o jogo e já estou mais que feliz por ter conseguido criar algo, ainda que não tenha disposto do tempo necessário para colocar todas as ideias no papel.

    Tem um tópico do meu RPG, Jornada em Elandor, no GaragemRPG. Se alguém se interessar pelo jogo, pode entrar lá pra batermos um papo. Se um único grupo se interessar em jogar, estou a disposição pra tirar dúvidas e complementar o livro com o que estiver em falta.

    Ademais, parabéns à Secular Games, mais uma vez, e a todos os participantes. Tem uns jogos ali (senão todos…) que parecem ser muito bons!

  • Fagner Lima disse:

    Eu fiquei mto feliz de termos conseguido enviar o ECOS a tempo! Agora vamos aproveitar o tempo em que os jogos estão em avaliação pra ajeitar o projeto gráfico dele. Quando saírem os comentários preparamos uma edição revisada!

    Baixei todos os jogos disponíveis, vou tentar ler ao longo do mês (prometo ao menos o questionário de todos!).

    Foi muito legal participar. Ficamos bem empolgados, vamos dar continuidade na criação de jogos.

  • Pessoal, aqueles que tiverem interesse em fazer algum playtest do Indecifrável M.N. me mandem um feedback depois, blza? Grande abraço

  • […] livro publicado, o Abismo Infinito (o primeiro foi o Terra Devastada).A Redbox — assim como a Secular Games com seu concurso em paralelo — está de parabéns pela iniciativa. Além de feedback e caça talentos, o concurso é um meio […]

  • Felix disse:

    Cara, quando tive a idéia do meu jogo era dia 1 (PRIMEIRO) de março, MUITO em cima, aí escrevi como um LOUCO, porém não pude acabar o maldito sistema. Que estava ficando lindo por sinal, o nome era RIP – Um Rpg após a morte… enfim, se a secular quiser dar uma olhada me dê um alo, que eu mando o esqueleto inacabado do bagulho… mas to fora né… parabéns a todos assim mesmo.
    Felix.

  • Carlos Rocha disse:

    Gostei muito de ter participado! Queria, de verdade, ter tempo de conhecer todos esses novos RPGs saindo do forno em suas versões alfa… A agenda está apertada, mas vou tentar.

    Boa sorte a todos!

  • Tarcisio Lucas disse:

    Po, já li todos os jogos disponibilizados, tem muita coisa legal aí, hein?!

  • Julio Matos disse:

    Li todos também e tirando o John Bogéa que barbarizou com o Mundo Perfeito, eu abro o book de apostas com os “Cachorros Samurais” pela pegada e o “Rally Mortal” por toda a construção com os carrinhos que ficou “doidimais”. Pra mim, esses levam o pódio!

  • Rafael Filho disse:

    Dos que eu já li até agora, gostei muito de “O Mundo das Páginas em Branco” e de “O Jogo”, e, apesar de meu jogo (“Vidas e Sentidos”, mas poderia se chamar “Mestres da Vida”) ser só um manualzinho curto sem nenhuma figura e aparentemente sem nenhum apelo comercial, ele guarda o poder de EXPLODIR A CABEÇA de quem o ler com atenção e estiver a fim de experimentar algo que realmente desafie sua concepção do que seja um RPG.

  • A previsão é de quantos livros pra próxima fase?

  • Rafael Filho disse:

    Pois é, Matheus, dos que eu consegui ler até agora, tenho certeza que Deuses Guerreiros não passa para a próxima fase e tenho dúvidas sobre um dos outros jogos, que quebrou a regra de não usar sistemas já existentes.

  • Secular disse:

    Ei Matheus,

    Não existe um número definido de quantos passarão para a segunda fase. Mas pelo que temos visto até aqui, deve ser um número próximo da metade dos jogos enviados.

    Abraço!

  • Julio Matos disse:

    Notícia ótima essa, pois eu acharia difícil escolher 3 ou mesmo 6 de toda essa galera. E dá mais chance pro pessoal aprofundar os conceitos e a análise. Confesso que me empolguei muito com o fato de ter produzido uma primeira tentativa e não pretendo parar mais!

  • Tarcisio Lucas disse:

    Pessoal da secular, acho que o link para o meu jogo(O Mundo das Paginas Em Branco) tá com problema…tem como dar uma olhadinha, alguns amigos meus estão tentando baixar e não estão conseguindo….valeu, galera, desculpa o incomodo..

    • Secular disse:

      Ei Tarcísio, acabamos de fazer o teste saqui e seu jogo tá abrindo normalmente no Google Docs para nós!

  • […] Mundo Novo, bela surpresa do camarada Matheus Funfas. Você pode conferir este jogo e os demais aqui. Vai lá que tem muita coisa boa! Vale o meu parabéns para todo mundo que participou – esse […]