Close

Não tem uma conta?

Faça seu registro!
lock and key

Entre na sua conta.

Login

Esqueceu sua senha?

Conheça os Juízes Convidados (e os jogos que eles vão avaliar!) no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012!

Conheça os Juízes Convidados (e os jogos que eles vão avaliar!) no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012!

Olá cães do mar! Vocês já tiveram a chance de conhecer os 27 jogos participantes do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012, assim como aqueles bravos gladiadores do game design que, por um motivo ou outro, não alcançaram a Segunda Etapa de nossa avaliação. Agora é hora de conhecer os sete juízes convidados que compartilharão conosco a tarefa de ler, opinar e avaliar os jogos, tornando esta etapa final ainda mais quente e diversificada!

Como comentamos desde o começo da edição 2012 de nossa brincadeira, uma de nossas intenções era a de qualificar a avaliação e feeedback sobre os jogos concorrentes da fase final. Decidimos então convidar sete camaradas, que, além de sacarem muito de jogos de RPG, também se destacam por serem parceiros da Secular e terem criado algum tipo de produção ou canal interessante para o RPG nacional. Esperamos assim, simultaneamente, aprimorar ainda mais a avaliação e comentários sobre os jogos participantes, como também atrair mais atenção para os jogos e criar eventuais pontes entre pessoas legais que estão criando coisas fodas. Com tanta gente fazendo coisas espertas por aí, o céu é o limite!

15 jogos participantes permaneceram para a Segunda Etapa, e decidimos fazer o seguinte: Sorteamos 2 jogos para cada juiz convidado, um referente ao Grupo 1 e outro ao Grupo 2. As avaliações dos 7 primeiros (Grupo 1) jogos será divulgada na próxima segunda, dia 02 de Abril. O restante dos outros 8 jogos (Grupo 2) terão suas avaliações divulgadas dia 16 de Abril, data na qual conheceremos o vencedor do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012!

Cada juiz fará portanto a leitura e avaliação de dois jogos (com uma exceção explicada mais abaixo!), que será somada a avaliação dos bucaneiros da Secular. Novamente, aos critérios de avaliação serão os seguintes:

  1. Quão completo é o jogo: o jogo enviado funciona sozinho, com todos os elementos para uma sessão de jogo?
  2. Uso dos temas: o jogo faz um uso criativo e substancial de 04 (quatro) dos 08 (oito) temas apresentados nas regras do concurso?
  3. Afinidade entre Regras e Conceito: o designer foi bem sucedido em sua proposta inicial? As regras representam de maneira apropriada o conceito do jogo? É possível jogá-lo de maneira funcional?

Se na Primeira Etapa eliminamos os jogos que não se encaixaram em algum destes critérios, agora o objetivo será avaliar o quão bem cada um deles foi cumprido. Para cada um dos três critérios, o juiz convidado deve dar uma nota de 0 a 10, e a média das notas do juiz convidado com a dos Seculares será a nota final do jogo.

Mas não acabou! Além das notas, teremos outra avaliação, mais trabalhosa, mas certamente mais valiosa! O juiz convidado também vai escrever uma análise qualitativa do jogo, uma espécie de resenha, na qual abordará seus pontos positivos e negativos, sempre levando em consideração os três critérios avaliativos acima. Pedimos explicitamente para os super juízes convidados que essa análise qualitativa tivesse um teor crítico, apontando pontos nebulosos, confusos, incoerências, não com a ideia de detonar o jogo, mas dar sugestões para torná-lo melhor ok? Então senhores participantes, se preparem para o impacto!

Dito tudo isso, é hora de conhecermos os, até então, misteriosos juízes convidados, assim como seus respectivos jogos:

  • Antonio “Mr.Pop” Sá: A mente por trás da RedBox Editora. Conhecido por sua habilidade de vender gelo aos esquimós e miniaturas aos jogadores de Mago: A Ascensão, vai avaliar os participantes CORTEX (Grupo 1) e O Jogo (Grupo 2).
  • Bruno Pereira: Jogador de RPG inveterado, criador do site movere.me e cheio de planos mirabolantes para o RPG nacional. Pegou os jogos Karma RPG (Grupo 1) e Mundo Perfeito  (Grupo 2).
  • Guilherme Moraes: Um dia seu filho vai acordar chorando no meio da noite, aterrorizado com seus sonhos envolvendo uma cidade ciclópica chamada R’lyeh, e a culpa será toda do Guilherme e sua Editora Retropunk. Enquanto este dia não chega, ele avalia Labytcus (Grupo 1) e Ecos (Grupo 2).
  • Ricardo Tavares: Vulgo Jogador-Sonhador, a voz por trás do maior, mais longevo e mais esperto podcast sobre RPG em língua portuguesa. Faz parte de nossa célula de infiltração em território europeu e cuida do Jornada em Elandor (Grupo 1) e Minotauros no Espaço (Grupo 2).
É isso aí pessoal, agora é não fazer bullying com os juízes convidados e torcer pelos seus jogos favoritos. Nos vemos na segunda!

 

5 comentários